top of page

Review | Desventuras em Série – 1ª Temporada


Muitos livros desde sempre são adaptados para o cinema, e quando não dão certo acabam virando uma série de TV, e Desventuras em Série não fugiu disso. Com o fracasso do longo de 2004, a Netflix que resgata fracassos mostra como a história dos órfãos Baudelaire deve ser contada.

A série em vários momentos avisa que devemos trocar de canal ou simplesmente não assistir, já que a história vai nos deixar deprimidos e acabar com o dia. Mas mesmo sendo muito triste, a trama pode nos divertir, apresentando algo novo, pela maneira correta que foi adaptada.

Cada dois episódios nos conta a história de quatro livros da coleção, dando um tempo suficiente para a trama ser bem explorada. Nos acompanhamos os órfãos Baudelaire, que após seus pais morrerem em um incêndio que destruiu também sua casa, os irmãos Klaus (Louis Hynes), Sunny (Presley Smith) e Violet (Malina Weissman) são acompanhados pelo sempre correto Sr. Poe (K. Todd Freeman), para a casa de seu novo guardião – que seria um parente mais próximo – o não muito simpático Conde Olaf (Neil Patrick Harris).

O roteiro tem supervisão do autor dos livros Daniel Handler, que ajuda a elaborar o mundo dos órfãos e da sociedade secreta que está em torno. Podemos encontrar pequenas pistas para o futuro da série em alguns diálogos e até mesmo em ações dos personagens. A narração de Lemony Snicket (Patrick Warburton) mostra algo muito maior em torno da história que nos é contada.

Desventuras em Série mesmo sendo perfeita em filmagem, com sua forma correta de contar história, como a paleta de cores muda com os sentimentos e momentos dos Baudelaire, conseguimos encontrar algum erro, mesmo que para alguns não faça tanta diferença. Os personagens acabam sendo um pouco exagerados às vezes – mesmo que seja proposital – acaba perdendo um pouco o foco deles, fazendo com que talvez o telespectador não se identifique. E também a forte interrupção de Snicket, mesmo que ele esteja lá para nos contar a história, muitos momentos acabamos perdendo o foco, já que ele tira a atenção interrompendo a caminhada.

Desventuras em Série é muito boa, mesmo com alguns poucos erros que podem ser muito bem corrigidos em sua segunda temporada, e que pode cansar sendo maratonada, já que ela funcionaria muito melhor lançada semanalmente. Agora só nos resta esperar o próximo ano, para sabermos o que mais vai acontecer com nossos órfãos, que mesmo sendo uma história muito triste, merece ser assistida.

Nota: 4\5

HOLANDÊSVOADOR

Embarcando no cinema

bottom of page