top of page

Confira como foi feito o Tony Stark mais jovem em Capitão América: Guerra Civil!


Uma das coisas que mais me intrigaram no filme Capitão América: Guerra Civil, foi como eles fizeram o visual do ator Robert Downey Jr. em um "modelo" mais jovem. Pensei de cara que eles poderiam ter usado algo parecido com o que foi usado em Chris Evans no filme Capitão América: O Primeiro Vingador, quando ele ainda era magrinho e baixo.

Trent Claus, supervisor da Lola VFX, explicou em entrevista ao THR, como a cena foi feita:

“Ao invés de substituir o ator totalmente por um dublê digital, esse método nos permite manter a performance do ator e suas nuances. Então começamos a ajustar as filmagens de Tony no set, através da composição digital”, afirmou o profissional da empresa que também é responsável por cenas de O Curioso Caso de Benjamin Button.

“É um processo similar ao Photoshop, que usa algumas ferramentas parecidas, mas, diferente do Photoshop que é feito em uma única imagem, nós temos 24 frames por segundo de filmagem. Cada parte do rosto e do corpo precisava ser abordada de alguma maneira. Uma coisa que acontece com todo mundo, é que algumas partes do nosso rosto gradualmente ficam mais caídas, e precisam ser ‘levantadas’ para onde estavam na idade em questão. Mas outras mudanças são incrivelmente sutis, como aumentar a luz para refletir o brilho da pele, a redução de pequenos vasos sanguíneos que, ás vezes, aparecem no rosto, ou mais sangue nas bochechas para dar aquele ar jovem e ‘corado’”.

Ele também falou sobre a experiência de rejuvenescer um ator conhecido: “Além disso, quando você trabalha com alguém conhecido como o Robert Downey Jr., há um prazer adicional em trazer novamente uma aparência jovem que o público se lembra. Neste caso, nós analisamos filmagens de Downey mais ou menos com a idade que queríamos atingir, que é mais ou menos na época do filme Abaixo de Zero [longa de 1987, quando o ator tinha aproximadamente 20 anos]”.

“A cena em questão chegou perto de durar uns 4,000 frames, com Tony Stark mudando de lados repetidamente, interagindo fisicamente com outros atores e no próprio set, e se aproximando da câmera em um longo close”.

HOLANDÊSVOADOR

Embarcando no cinema

bottom of page