Ian McKellen compartilha suas memórias com Christopher Lee
Christopher Lee - o único ator do elenco das trilogias 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit' a conhecer J.R.R. Tolkien - faleceu na manhã de domingo e deixou o mundo um pouco mais triste. Ian McKellen registrou em sua página do facebook suas memórias com o ator, quando interpretaram Gandalf e Saruman, respectivamente. Confira o que o ator disse:
"Quando cheguei a Nova Zelândia para começar a filmar como Gandalf, na primeira semana do século 21, Peter Jackson realizou um jantar para alguns do elenco. Fiquei feliz ao lado de Christopher Lee que eu tive de conhecer de toda a minha vida admiração por atores. Ele tinha sido escalado como o mago branco Saruman, mas sua linha de abertura para mim foi: ".. Eu sempre pensei que eu deveria interpretar Gandalf. Eu li 'Senhor dos Anéis' todos os anos - às vezes duas vezes"
Ele, então, me mostrou um trecho do discurso negro de Mordor e senti-me inadequado. Não que isso fosse a intenção de Chris: tinha 78 anos e bem praticado na arte de retidão cavalheiresca. O epítome do "alto, moreno e bonito" manteu quaisquer demônios internos para seu Drácula, o monstro de Frankenstein e, uma vez atuando, como Sherlock Holmes.
É o que fez seu Saruman tão eficaz. Com sua longa barba e vestes brancas, ele tinha o ar de um severo ainda benigno Papa que desmentia sua ambição de governar a Terra-média, com crueldade e maldade.
Entre as nossas encaradas fora do set, ele poderia facilmente ser persuadido a relembrar. Afinal, havia mais de 200 filmes em seu currículo e um par de álbuns de canto. Sua primeira intenção era a de ser um baixista de ópera. Comoventemente ele estava um pouco nervoso no início. "Peter me fez fazer meu primeiro discurso 10 vezes!!" Eu disse a ele para não se preocupar, como no dia anterior eu tinha de repetir uma cena 27 vezes. Seus olhos escuros se arregalaram e brilharam, mas ele não reclamou novamente.
Peter foi agradado para ter o seu herói dos filmes de terror como o vilão e planejou uma morte espetacular para reconhecer seu passado vampírica - caindo sobre um ponto que perfurou seu coração covarde. Chris não aprovou muito e acho que o episódio só pode ser visto na versão de corte estendido do diretor.
Uma estranha pena que ele não tenha trabalhado no teatro, nem dirigiu um filme, como seu ídolo Laurence Olivier, que teve Chris como um lança-carreira em seu filme de 'Hamlet'. Mas ele era justamente orgulhoso da extensão e sucesso de sua carreira no cinema e quando nomeado cavaleiro deve, como todos nós, ter sido um prazer de compartilhar um título com Sir Larry.
A última vez que Saruman e Gandalf filmaram juntos foi em volta de uma mesa em Rivendell, mas enquanto Galadriel, Elrond e eu estávamos no estúdio Wellington, as interjeições de Sir Christopher foram filmadas em Londres alguns meses mais tarde. Você não pode dizer. Em filmes, nem tudo é como parece.
No entanto, quando ele se juntou ao elenco de "Star Wars", ele disse que fez todas as suas próprias cenas de ação sem o benefício de um stand-in. Isso certamente não era verdade em sua luta que desafia a gravidade com Gandalf. Eu acho que ele só queria declarar que estava com idade e em forma de propósito. Ele não precisava ter se preocupado. Seu talento de atuação não diminuiu" - Ian McKellen, junho 2015
Sir Christopher Lee faleceu aos 93 anos. Descanse em paz, Saruman, o branco.