Game Of Thrones | Onde paramos? Relembre!
Uma temporada de Game Of Thrones é composta por 10 episódios seguidos e vai ao ar uma vez por ano. Com isso, fica difícil a gente lembrar tudo o que aconteceu de importante na temporada anterior para poder se situar no que vem pela frente. Se você não quer se perguntar: “Por que a Myrcella Lannister está em Dorne com os Martel?” ou “Onde está Drogon?”, leia os tópicos mais importantes do que já aconteceu que vai ou pode influenciar a quinta temporada da série mais foda do mundo. Lembrando que são fatos e especulações da série da HBO, e não dos livros. Apesar de saber de algumas coisas que vão acontecer definitivamente, prefiro fazer um post do que podemos esperar da série devido aos acontecimentos das temporadas anteriores, ou seja, você NÃO verá SPOILERS da quinta temporada aqui, mas sim das anteriores.
.Cersei e Jaime
Cersei Lannister perdeu seu filho mais velho: o rei Joffrey (mais para frente chegaremos no tópico do assassinato). O acontecimento, que deu início a queda da família Lannister, mexeu com todos. A rainha, inclusive, contou ao próprio pai Tywin a verdade sobre seu caso com Jaime e depois ainda afirmou ao irmão que os dois deviam assumir de vez e deixar que todos os julguem.
Além disso, Cersei, que já estava querendo a cabeça de seu irmão mais novo Tyrion (este falsamente culpado e sentenciado pelo assassinato do rei Joffrey), deve começar a quinta temporada no enterro de seu pai (desta vez sim, assassinado por Tyrion). Devemos esperar uma Cersei ainda mais furiosa com nosso querido anão, o caçando por toda Westeros e com cenas ainda mais doentes com seu irmão Jaime, que anda um pouco sem paciência pra ela. Tem, ainda, os problemas que a morte de Oberyn pode trazer para ela. Mesmo não sendo quem executou, foi Cersei quem orquestrou a morte do príncipe de Dorne e o resto da família Martel, que está com sua filha Myrcella, não vai estar nada feliz com isso.
.Daenerys, Sor Jorah e os dragões
Daenerys nos provou na quarta temporada que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Khaleesi ficou ciente da traição de seu braço direito Sor Jorah (que estava vendendo informações dela para os Lannisters em troca do perdão real) e o baniu para sempre, ao mesmo tempo em que tomou a cidade de Meereen e, mais uma vez, foi abolicionista. Após receber notícias da decadência de Astapor, Daenerys decidiu ficar e aprender a governar em Meereen, deixando para trás sua vingança e luta por Westeros.
Os problemas cresceram junto com os dragões, e Drogon (o dragão negro) tornou-se um rebelde descontrolado até para sua mãe, queimando carneiros e até mesmo uma criança, filho de um fazendeiro que pediu clemência a nova rainha de Meereen. Com isso, Daenerys sentiu-se obrigada a acorrentar (sim, a própria quebradora de correntes) seus “filhos” em uma das cenas mais emocionantes e emblemáticas da série. Porém, Drogo ainda está a solta e não se sabe o que podemos esperar do maior dragão quando este ver o que aconteceu com seus irmãos. Vale ressaltar também que os outros 2 acorrentados podem ficar muito mais agressivos, uma vez que foram aprisionados pela própria mãe.
.Arya
Arya Stark sofreu muito durante toda a série e parece que agora, finalmente, pôde escolher seu próprio caminho. Para entender um pouco melhor o rumo da mais jovem Stark, devemos voltar para a segunda temporada e lembrar de um mito chamado: Jaqen H’ghar. Enquanto este era escoltado para a muralha com mais 2 prisioneiros, Arya o libertou durante um ataque e o mesmo ficou eternamente grato à menina, lhe concedendo 3 mortes de qualquer pessoa que ela quisesse. Uma vez que essa dívida foi paga, Jaqen deu a Arya uma velha moeda e lhe disse para entregar a qualquer homem de Braavos dizendo as palavras “Valar Morghulis“, caso ela precisasse dele novamente e parte.
Após as tentativas frustradas de reencontrar a sua família, estando capturada por Sandor Clegane, Arya é encontrada por Podrick e Brienne (que prometeu a falecida Catelyn Stark encontrar suas filhas). O Cão de Caça e a fiel escudeira da mãe de Arya travam uma batalha brutal e ele leva a pior, ficando à beira da morte. Arya o deixa para morrer e escapa sozinha, deixando Brienne para trás, e acaba encontrando uma tripulação pronta para zarpar rumo a Braavos. Primeiro, ela tenta convencer o capitão a levá-la para o norte de Westeros, mas ele recusa prontamente. Mas quando Arya lhe mostra a moeda que Jaqen H’ghar lhe deu e diz as mesmas palavras que lhe ensinou, o capitão aceita levá-la para fora de Westeros e a futura assassina aceita sem pensar duas vezes, afinal, não lhe resta mais nada nos 7 reinos.
.Tyrion, Tywin e Varys
Tyrion Lannister foi o responsável pelas cenas mais chocantes do último episódio da quarta temporada, por isso, talvez, seja mais fácil lembrar seu rumo para a próxima. Levando a culpa pelo assassinato do rei Joffrey, como já falamos aqui, Tyrion é levado a julgamento e, depois, julgamento por combate. É quando Oberyn Martel, o príncipe de Dorne, se oferece para lutar por ele ao descobrir que o oponente seria o Montanha, o homem que estuprou sua irmã e matou os pequenos filhos dela. Infelizmente, para a minha e a sua tristeza, Oberyn perde a batalha sendo traído por seu próprio entusiasmo ao fazer justiça a sua família e, sendo assim, Tyrion é sentenciado à morte por seu próprio pai. Vale lembrar que ele estava casado com Sansa Stark e, por isso, tendo em vista que Mindinho tem interesse na herdeira de Winterfell, pode ser que ele tenha conspirado para a possível morte de Tyrion, deixando levar a culpa e a sentença por matar Joffrey. Afinal, uma pessoa só podia se casar com outra em caso de morte do companheiro.
Jaime Lannister, que sempre teve um bom relacionamento com Tyrion, decide soltá-lo da prisão para que pudesse fugir para sempre de Westeros (agora você vê a merda que vai dar relendo o primeiro tópico dessa matéria, não é?), mas antes, o anão decide fazer uma visita ao seu pai, encontrando Shae, sua amante, na cama. Tyrion, então, enforca tragicamente sua amada até a morte e segue para o banheiro, onde encontra Tywin largando um barro. Após uma pequena conversa em que podemos sentir o desgosto nos olhos de Tyrion, este atira duas flechas em seu pai e confirma a sua morte. Em seguida, Lord Varys o leva até um navio que estava para sair de Westeros e, após a tocada dos sinos que sempre odiou ouvir, o mestre dos espiões decide abandonar tudo e seguir viagem com Tyrion.
.Stannis e Jon Snow
Jon Snow acabou a quarta temporada sabendo das coisas sobre os caminhantes brancos, que pegavam os filhos de Craster e os levavam embora numa espécie de ritual (vimos que o líder dos caminhantes transforma estes bebês do sexo masculino em zumbis de gelo). Além disso, o bastardo acabou perdendo sua amada Ygritte na incrível batalha de Castle Black, onde a muralha enfrentou o exército selvagem de Mance Rayder. O lado de Jon estava em um numero muito menor e o episódio 9 mostrou o que seria apenas o primeiro “round” desta guerra. Quando estava para acontecer o segundo round, onde aparentemente a muralha seria massacrada pelos selvagens, Stannis chega ao norte e aniquila o exército de Mance. Porém, a guerra não está finalizada.
Para quem não se lembra, Stannis Baratheon (rei por direito após a morte do Rei Robert Baratheon na primeira temporada, visto que os filhos de Cersei são na verdade com Jaime) tinha conseguido um grande financiamento para se reforçar e decidiu marchar para uma guerra mais importante. Nos resta saber agora o que o verdadeiro rei de Westeros vai fazer com a real ameaça dos caminhantes brancos marchando para o sul. Vale lembrar que Melissandre (a mulher vermelha) já estava apontando seus olhos danados para Jon. Para quem não se lembra, ela está atrás de herdeiros com sangue real. Outra ressalva é a provável aliança de Jon com Stannis, uma vez que Ned Stark declarou seu apoio ao verdadeiro rei enviando a carta que contava sobre o incesto que gerou os falsos herdeiros do trono.
.Sansa e Mindinho
Vamos voltar ao primeiro episódio da série, láááá na primeira temporada, quando Jon Arryn, a mão do rei Robert, havia morrido e com isso Ned foi chamado para substituir e a cagada começou a desandar a partir daí. Você se lembra quando Catelyn Stark recebeu uma carta de sua irmã Lysa Arryn (a então viúva de Jon Arryn) afirmando que os Lannisters foram os responsáveis pela morte de seu marido? Se não, lembra agora aí. Então, é na quarta temporada que descobrimos o que realmente aconteceu. Após Petyr Baelish/Mindinho – de longe o maior jogador do Game Of Thrones -, orquestrar a morte do rei Joffrey ao lado de Olenna Tyrell (avó de Margaery, noiva do próprio rei, caso não lembre), este resgata a incriminada Sansa e a leva para o Ninho, onde vive a viúva Arryn. Lá descobrimos que Mindinho (este sempre apaixonado por Catelyn) e Lysa tinham um caso e eles mesmos orquestraram a morte de Jon Arryn.
Ao ver um beijo entre Mindinho e Sansa, Lysa entra em desespero e ameaça empurrar a jovem Stark pelo ninho abaixo, mas o próprio (e recém-casado) Petyr a impede, surpreendendo todos nós ao empurrar Lysa pelo mesmo buraco. As intenções dele ainda não são das mais claras, mas através dos trailers da quinta temporada podemos entender que o mestre do caos pretende usar Sansa para ganhar mais poder. Agora, os dois comandam o Ninho da Águia e Sansa finalmente aprendeu a jogar.
Ainda sobre Sansa, acredito que continuará sendo procurada por Brienne e Podrick, ou até mesmo, resgatada por Stannis, que como eu já disse, pode aliar-se a Jon Snow por gratidão a Ned.
.Theon Greyjoy e os Bolton
Após trair os Stark e aliar-se aos Frey no casamento vermelho, Roose Bolton foi premiado como protetor de todo o norte por Tywin Lannister. Enquanto isso, seu filho bastardo Ramsey Snow torturava Theon Greyjoy a ponto de castrá-lo. Theon, então, abandonou seu nome e sua família, tornando-se uma espécie de animal de estimação de Ramsey, renegando até mesmo o resgate de sua irmã.
No trailer da quinta temporada, podemos ver Stannis organizando uma marcha para o norte, provavelmente para bater de frente com Roose Bolton e seu exército de 2 mil Frey.
.Família Martell
Oberyn Martell foi uma importante peça na quarta temporada. Logo que chegou, podemos ver que Tyrion esperava por seu irmão, o príncipe Doran Martell (foto), mas este não pôde ir a King’s Landing por problemas de saúde. Como já falei antes, Oberyn foi para lá com a intenção de vingar sua irmã e seus sobrinhos, mortos pelas mãos do Montanha a comando de Tywin, mas o príncipe acabou perdendo a batalha e morreu de forma brutal. A história dos Martell estava apenas começando. O que temos de importante para lembrar aqui, é que durante a segunda temporada, Tyrion arranjou um casamento entre Myrcella Baratheon/Lannister com o jovem Trystane Martell com a intenção de uma aliança, mas os donos de Dorne não esperavam a morte de Oberyn, certo?
.Os Tyrell
Olenna Tyrell participou diretamente da morte do rei Joffrey sendo a responsável pelo colar envenenado, mas depois das acusações a Tyrion, a madame está livre de culpas. Apenas Mindinho e Sansa sabem de tudo. Margaery ficou viúva pela segunda vez e acabou a última temporada prometida ao novo rei Tommen, irmão sucessor de Joffrey, a fim de tornar-se finalmente a nova rainha. Os dois já estão de casamento marcado.
Sor Loras, por sua vez, estava de casamento marcado com a rainha Cersei, sendo obrigada por seu pai. Porém, como dito antes, Tywin Lannister foi morto e a rainha não tem mais esta obrigação.
.Bran, Hodor e o Corvo de 3 Olhos
Infelizmente, já foi revelado oficialmente que o núcleo de Bran Stark não vai aparecer durante a quinta temporada, então vamos deixar essa parte pra exatamente daqui a 1 ano, quando ele retorna para a sexta temporada. Deixando aqui que Bran completou sua jornada e encontrou o Corvo de 3 Olhos. Ao perguntar se ele voltaria a andar, o Corvo responde: “Você nunca andará novamente, mas você vai voar“.
A quinta temporada de Game Of Thrones começa amanhã, dia 12/04, às 22h na HBO. O canal de assinatura vai estar aberto para a estreia.