top of page

Bryan Cranston será cineasta comunista Dalton Trumbo nos cinemas

O que acontece quando um mito interpreta uma lenda?

breaking-bad-heisenberg-with-piles-of-money.jpg

Quando soube que Bryan Cranston (Breaking Bad) estava gravando uma biografia sobre um cineasta comunista, acabei ficando fascinado pela história de Dalton Trumbo, mas é claro que ele não pode ser conhecido apenas por esse título. Trumbo foi um dos roteiristas mais bem pagos da década de 40 em Hollywood e escreveu romances como o clássico pacifista Johnny Vai à Guerra, inspirado em um artigo que leu sobre um soldado que ficou desfigurado ao lutar na segunda guerra mundial; e Kitty Floyd, romance adaptado de Christopher Morley que lhe deu sua primeira indicação ao Oscar em 1940.

Bryan Cranston como Dalton Trumbo

O astro que nos presenteou com momentos memoráveis como Walter White/Heisenberg terá a responsabilidade de interpretar o cineasta que se aliou ao Partido Comunista dos Estados Unidos entre 1943 e 1948, e entrou para a primeira lista negra dos Estados Unidos após ser condenado por desobediência civil ao congresso americano, passando 11 meses em uma prisão federal.

Após sua sentença, Trumbo mudou para o México com sua família e lá escreveu 30 roteiros usandopseudônimos . Ganhou o Oscar de Melhor História Original por The Brave One, no qual usou o pseudônimo Robert Rich – seu primeiro Oscar não contestado.

Finalmente, em 1960, com o filme Exodus, Trumbo recebeu créditos com o apoio do diretor Otto Premingere logo em seguida, Kirk Douglas fez o mesmo com o filme Spartacus. Chegava o fim da lista negra para Trumbo, sendo reintegrado ao sindicato dos roteiristas de Hollywood e passou a ser creditado por seus filmes posteriores, como Lonely Are The Brave de 1962 e Hawaii de 1966.

Em 1973, dirigiu Executive Action, baseado em várias teorias da conspiração sobre o assassinato de John Kennedy e seu último filme foi Papilon, no mesmo ano, baseado no romance autobiográfico de Henrí Charriére.

Em 1993, Trumbo recebeu o Oscar póstumo de Melhor História Original pelo filme Roman Holiday, de 1953.

Dalton Trumbo faleceu de ataque cardíaco em Los Angeles, aos 70 anos, no dia 10 de setembro de 1976.

HOLANDÊSVOADOR

Embarcando no cinema

bottom of page