Entenda sobre o estilo Found Footage e suas características
Bom, o Found Footage não é tão novo assim, mas sua frequência de uso é recente e tem dado muito certo. Eu particularmente sou fã do estilo e pra mim, é um prazer escrever sobre.
Basicamente, a definição de Found Footage seria de um filme se passando por um documentário filmado com uma unica filmadora. Na maioria deles, um dos personagens do filme quer registrar alguma situação ou acontecimento, pegando sua câmera caseira e ligando. Quase todos os filmes nesse estilo, se passam completamente assim, dando um ar de realismo a situação e deixando tudo mais tenso, pois as vezes a personagem não filma direito (de propósito) e o espectador vai ficando mais aflito sem saber ao certo o que está acontecendo. A maioria das produções que usam este artifício são de filmes de Terror/Suspense, onde as situações tensas mais se aplicam.
O filme que inaugurou este gênero foi Cannibal Holocaust (no Brasil conhecido como Holocausto Canibal) em 1980. Filme de terror daqueles bem apelativos, onde trás um grupo de quatro documentaristas de tribos que adentram a selva para filmar indígenas. O filme é dirigido pelo italiano Ruggero Deodato e roteirizado por Gianfranco Clerici, curiosamente filmado na Amazônia, Brasil.
Talvez o filme que tenha popularizado esse estilo e que fez bastante sucesso na época foi Bruxa de Blair, de 1999. Pela "hype" feita anteriormente, em sua terceira semana de exibição o filme já havia arrecadado cerca de 107 milhões de dólares, alcançando ao final, um total de 140 milhões.
Este gênero também virou a válvula de escape para alguns produtores independentes que não tem dinheiro para alguns tipos de produção. O filme Atividade Paranormal, por exemplo, foi escrito e dirigido por Oren Peli, que gastou cerca de 15 mil dólares para faze-lo em 2007. Mas a Paramount/DreamWorks adquiriram os direitos de distribuição por 350 mil dólares, sento ainda custos muito baixos perto das outras produções hollywoodianas. Só nos EUA, o filme arrecadou cerca de 108 milhões de doletas nas bilheterias e aproximadamente 194 milhões em todo o mundo, tornando assim, o filme mais rentável da história do cinema, com base no retorno sobre o investimento.
Vamos pular então do gênero terror para o meu filme favorito produzido nesse estilo, Poder Sem Limites. O filme, que tem a direção de Josh Trank, foi lançado em 2012 pela Century Fox e é uma mistura de filmes de super-herói com ficção científica. Recebeu bastantes comentários positivos vindo da crítica e do público em geral. Eu sou suspeito de falar, pois como já disse, sou fã. O orçamento do filme ficou em torno de 12 milhões, conseguindo arrecadar nas bilheterias mais de 125 milhões de dólares.
Abaixo estão mais alguns filmes que marcaram nesse estilo:
- Projeto X
- Cloverfield - Monstro
- REC (Esta é a versão original do filme 'Quarentena' lançado em 2008 que também é filmado em found footage)
- Contatos de 4º Grau
Até o Brasil já se aventurou por essas áreas, nos dando o filme Desaparecidos de 2011, dirigido e produzido por David Schürmann. O filme também teve produção independente e seu orçamento foi de 55 mil reais.
Acredito que aumentará cada vez mais esse tipo de produção, muito pela praticidade, pelo tempo em que se grava e pelo baixo custo, mas também temo que o estilo se perca no meio do caminho, por alguns filmes de baixa qualidade que já pintam por ai. Acho na verdade, que a indústria deveria olhar com maior atenção e abrir mais espaço para, quem sabe, algum filme filmado em found footage possa disputar grandes premiações como o oscar, ou por atuação, ou direção, ou até mesmo melhor filme, afinal, se encaixa perfeitamente na arte cinematográfica quando se quer trazer inovação.