top of page

Marvel | Os direitos cinematográficos dos personagens


Com todos os rumores sobre participações do Homem Aranha (Sony) nos filmes dos Vingadores (Marvel Studios), vale sempre lembrar quais personagens pertencem a quais estúdios cinematográficos.

Neste artigo falaremos apenas dos personagens daMarvel Comics.

No início dos 90, a Marvel estava perdendo feio na disputa com a sua rival DC Comics – que na época emplacava sucessos como a hq “A Morte do Superman” e os filmes do Batman (sim, Batman Eternamente se saiu muito bem nas bilheterias) -, e com isso, estando próximo a falência, decidiu vender os direitos de todos os personagens que pudessem para adaptações cinematográficas (a empresa ainda não tinha um estúdio próprio e sequer planejava).

Hulk, Capitão America, Justiceiro e o Quarteto Fantástico foram vendidos e tiveram algumas tentativas de filmes. O primeiro sucesso cinematográfico foi Blade, o Caçador de Vampiros, que logo tirou a Marvel da beira da falência, chamando a atenção de outras produtoras do mercado. Foi quando Bryan Singer (Os Suspeitos) mudou tudo com os X-Men.

Em 2006, foi inaugurada a Marvel Studios. Por sorte, a empresa tinha nomes como Homem de Ferro, Thor, e os retornos dos direitos de Capitão America e Hulk. Kevin Feige, presidente do estúdio, tinha em mãos alguns dos mais clássicos Vingadores e a brilhante ideia do universo único em filmes separados.

Porém, ainda existem Vingadores clássicos e não Vingadores muito importantes que ainda pertencem a outros estúdios. Heróis como o Homem Aranha e os X-Men emplacam sucessos nos estúdios Sony e Fox, respectivamente, e são estas empresas que têm a opção de renovar os direitos ou devolver para a Marvel. Situaçãozinha, heim?

Entretanto, os direitos do Demolidor – que ficou tempo demais na geladeira da Fox após o fracasso da adaptação em 2003 – já retornou para onde nunca devia ter saído. Assim como o Motoqueiro Fantasma(Columbia Pictures/Sony) – dono de duas adaptações ruins, sendo a última em 2012 -, seus direitos retornaram recentemente para a Marvel.

Resumindo: parece que estamos longe de uma reunião do Homen Aranha com os Vingadores, mas nada impede um encontro dos X-Men com o Quarteto Fantástico, ambos da Fox.

Abaixo tem um gráfico representando ”visualmente” a questão dos direitos de cada herói e eu, assim como você, também não fazia ideia que Namor pertence à Universal Studios.

*ATUALIZAÇÃO: Os direitos cinematográficos do Homem-Aranha agora pertencem tanto a Marvel Studios quanto a Sony Pictures (mesmo exemplo de Feiticeira Escarlate e Mercúrio com a Fox).

HOLANDÊSVOADOR

Embarcando no cinema

bottom of page